domingo, 22 de abril de 2012

Município amplia cobertura do Cegonha Carioca em comunidades pacificadas

Atenção às grávidas cariocas será reforçada com abertura de três maternidades
As futuras mamães do Chapéu Mangueira/Babilônia (Leme), Santa Marta (Botafogo), Vidigal (São Conrado) e Vila Canoas (também em São Conrado) terão direito a transporte e assistência no momento de dar à luz. Estas ações fazem parte do Projeto Cegonha Carioca, que foi expandido para as Comunidades Pacificadas da Zona Sul do Rio


Com a ampliação do serviço, 38 bairros da cidade passam a contar com os veículos, que já realizam este tipo de atendimento na Rocinha, Santa Cruz, Sepetiba, Paciência, Complexo do Alemão e a região de Madureira e adjacências.
Com investimento total de R$ 17 milhões, o Programa Cegonha Carioca é um projeto pioneiro e já beneficiou mais de 700 gestantes. Até o fim deste ano, o transporte será levado para toda a cidade, beneficiando mais de 50 mil gestantes por ano, que, além de poder contar com as ambulâncias, receberão enxoval completo se fizerem todos os exames de pré-natal durante a gravidez.
De acordo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes. “É fundamental que as grávidas façam os exames de pré-natal. Por isso, oferecemos toda essa estrutura às futuras mães, para que tenham seus filhos com total segurança e atendimento de qualidade”, disse. “O kit que distribuímos nada mais é do que uma forma de recompensar as mães que cuidam da saúde de seus bebês. Portanto, trata-se de um programa que tem relação direta com a saúde e muito a ver com o respeito”, completou.
Paes informou que este trabalho se consolidará ainda mais com a abertura das três novas maternidades da cidade: no Hospital Pedro II, em Santa Cruz; ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro; e no Hospital da Mulher, em Bangu.
No programa, as gestantes realizam o pré-natal em unidades da rede básica municipal, recebem o Passaporte Cegonha, onde fica registrada a maternidade de referência para a realização do parto. Na hora do nascimento do bebê, fazem o deslocamento em uma ambulância exclusive do programa. Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura do Rio (www.rio.rj.gov.br). Amigos e familiares podem obter informações como peso, altura, data e horário do nascimento.
Segundo a prefeitura, as taxas de mortalidade infantil caiu de 13,6 para 12,7 mil nascidos vivos e a materna de 71,1 para 51,9 por cem mil nascidos vivos, entre 2009 para 2010. A cidade do Rio tem, em média, 80 mil nascimentos por ano. Destes, 70% são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: Correiro do Brasil (17/04/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário