domingo, 22 de janeiro de 2012

Debates da Rio+20 devem destacar economia verde como alternativa mundial


O governo brasileiro pretende aproveitar os debates da Conferência Rio+20 - no Rio de Janeiro, que ocorrerá de 13 a 22 de junho de 2012 - para destacar, como alternativa mundial, o desenvolvimento da economia verde por meio de incentivos à melhoria da qualidade de vida das populações, erradicando a pobreza e estimulando a sustentabilidade.
Essa alternativa deve ser associada aos programas de transferência de renda, como os adotados no país, e aos números positivos da economia nacional.
Pelo menos 100 presidentes da República e primeiros-ministros são esperados, além de 50 mil credenciados. Os demais números referentes às pessoas que trabalharão no evento – direta e indiretamente – e visitantes ainda estão sendo calculados.

Uma das preocupações do governo brasileiro é incluir essa determinação no documento final, no qual estarão definidas as metas para o desenvolvimento sustentável nas próximas duas décadas e que serão adotadas por todos os participantes da Rio+20.
A ideia é aprovar um documento como o definido pelas Nações Unidas, em 2000, quando foram estabelecidas as Metas do Milênio.

No documento Metas do Milênio, da ONU (Organização das Nações Unidas), os objetivos se concentraram nos seguintes pilares: combate à fome e à pobreza, educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde das grávidas, combate à Aids e à malária, estímulo ao respeito ao meio ambiente e incentivo ao trabalho pelo desenvolvimento.

Os ex-presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Mello e José Sarney, atual presidente do Senado, foram convidados a participar das discussões na conferência, a exemplo do que ocorreu em março do ano passado, durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
A Rio+20 ocorre duas décadas depois de outra conferência que marcou época, a Rio 92. O objetivo agora é definir um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, mas com foco na melhoria da qualidade de vida a partir da erradicação da pobreza, por meio de programas sociais, a economia verde e o desenvolvimento sustentável para uma governança mundial.

A conferência conta com o apoio e o comando da ONU. O secretário-geral do encontro é o diplomata chinês Sha Zukang. A presidente da conferência é Dilma Rousseff.

Hospital da Mulher se firma como referência no parto humanizado


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Em menos de dois anos de funcionamento, o Hospital da Mulher Heloneida Studart, localizado em São João de Meriti, se firmou como referência na prática do parto humanizado. Primeira unidade da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco, a instituição realizou, somente em 2011, 4.511 partos, sempre tendo como prioridade o respeito às vontades das grávidas, com o mínimo possível de intervenções médicas.
O Hospital da Mulher também é o único da rede a contar com a Casa da Mãe, local onde a parturiente fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para mais cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade Intermediária (UI) neonatal. O espaço recebe mulheres que moram longe da unidade ou em lugares de difícil acesso, garantindo, com isso, o contato ininterrupto entre mãe e filho e o aleitamento, tão importantes para a plena recuperação dos recém-nascidos.
Pensando na necessidade de acolhimento diferenciado às grávidas adolescentes entre 12 e 18 anos, o Heloneida Studart também conta com um Centro de Atenção à Mulher Adolescente (Ceama). Elas recebem um pré-natal individualizado com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de uma gestação saudável, diminuindo o risco de mortalidade materna e perinatal.
Além disso, a unidade criou o SOS Mulher, que presta atendimento emergencial, ambulatorial e individual para vítimas de violência. Em casos de abuso sexual, são tomadas medidas imediatas para prevenção da gravidez e de DSTs, e as mulheres são encaminhadas para atendimento multidisciplinar, policial e jurídico.
Prêmio inédito no Rio de Janeiro
No dia 22 de setembro, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber tal reconhecimento e a segunda em todo o Brasil.
O programa, criado em 2005, tem por objetivo destacar as unidades de saúde que implementam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Em 2010, com apenas seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro.
Ambulatório especializado
A unidade conta com ambulatório especializado em atendimentos em ginecologia, mastologia, clínica geral, cardiologia, endocrinologia, psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem e serviço social, além de UTIs.


©2009 - 2011. Todos os direitos reservados a O Repórter.com Ltda Me. Reprodução de conteúdo proibida sem autorização escrita dos editores do portal.