sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Debate e música no OcupaRio: Uso de drogas, saúde mental e a rua

Atividade será realizada na próxima quinta-feira às 19h na Cinelândia, Rio de Janeiro

Na última quinta-feira às 19h, o coletivo da Linha Micropolítica do Cuidado e o Trabalho em Saúde e o grupo Harmonia Enlouquece promoveram um debate seguido de atividade artística. O tema do debate é “Uso de drogas, Saúde Mental e a Rua” e será animado por  Emerson Merhy (professor da UFRJ) e o coletivo da Linha. Antes, durante e/ou após (atravessando) o debate, tiveram algumas pessoas do grupo Harmonia Enlouquece (formado por usuários e profissionais da saúde mental do CPRJ) animando musicalmente o encontro.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Padrão de Peso dos Recém-Nascidos





Acaba de ser criado o primeiro padrão brasileiro de peso para recém-nascidos de acordo com a idade gestacional. Os dados foram definidos a partir de uma pesquisa que analisou cerca de 8 milhões de informações referentes à partos de nascidos vivos em todo o país. O estudo foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal Fluminense.

domingo, 20 de novembro de 2011

Violência no Brasil

Violência no Brasil segue um rumo inexplicávelUm estudo divulgado no início do ano de 2011 pelo Instituto Sangari e pelo Ministério da Justiça aponta que Alagoas lidera o ranking dos Estados brasileiros mais violentos, com uma taxa de 60,3 homicídios para cada 100 mil habitantes.
A pesquisa Mapa da Violência aponta o Espírito Santo em segundo lugar na lista dos mais violentos, com 56,4 homicídios por 100 mil habitantes, seguido por Pernambuco, com uma taxa de 50,7 por 100 mil.
Ainda segundo o estudo, o Piauí é o Estado com menor número de homicídios, com 12,4 casos para cada 100 mil habitantes. A pesquisa foi elaborada com dados de 2008.


Os números representam um salto de Alagoas no ranking da violência: em 1998, o Estado nordestino era o 11º colocado.
A queda mais significativa ficou com São Paulo, que passou do quinto para o 25º lugar em dez anos, com uma taxa de 14,9 homicídios por 100 mil habitantes.
Já o Rio de Janeiro, que era terceiro na lista em 1998, caiu para sétimo em 2008, com 34 homicídios para cada 100 mil habitantes.

Cesáreas superam partos normais pela primeira vez no país


O grande número de cesarianas é puxado pelo setor privado, em que 80% dos partos são cirúrgicos. Da Folha.com No ano passado, pela primeira vez, o percentual de cesarianas superou o de partos normais no Brasil. As cesáreas chegaram a...
O grande número de cesarianas é puxado pelo setor privado, em que 80% dos partos são cirúrgicos.
No ano passado, pela primeira vez, o percentual de cesarianas superou o de partos normais no Brasil. As cesáreas chegaram a 52% do total. Em 2009, os dois modos se igualavam. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), o recomendado é uma taxa em torno de 15%.
O grande número de cesarianas é puxado pelo setor privado, em que 80% dos partos são cirúrgicos desde 2004, informa reportagem de Antônio Gois e Denise Menchen, publicada na edição deste domingo da Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Como é marcada com antecedência, a cesariana pode ocorrer antes do tempo adequado e levar o bebê a apresentar problemas associados à prematuridade.