sábado, 12 de novembro de 2011

10ª Reunião da Comissão de Óbito Materno e Infantil



Nesta última sexta-feira, dia 11/11/2011, foi realizada a última reunião da Comissão de Mortalidade Materna e Infantil da AP 1.0. Nesta reunião foram discutidos o total de 05 óbitos, sendo eles: 1 classificada como Materno Obstétrico Direto Evitável, 1 como não óbito maternos, 1 fetal, 1 < 1 ano, e 1 neonatal precoce.
Compareceram o GT de Mortalidade da AP 1.0, representantes das unidades Instituto Municipal da Mulher Fernando Magalhães, CMS Marcolino Candau, Hospital Central da Aeronáutica, Hospital Municipal Salles Netto, CMS Ernesto Zeferino Tibau Jr.
As reuniões este ano aconteceram toda segunda sexta-feira do mês, e em dezembro será realizado o I Colóquio de Mortalidade Materna da AP 1.0, e Reunião de Plaenjamento de 2012 do GT de Mortalidade Materna.

I Workshop de Preenchimento de DO e DNV da AP 1.0


Na manhã do dia18 de outubro, há quase um mês, aconteceu no auditório do CMS Oswaldo Cruz, o I Workshop para Preenchimento de DO e DNV da AP 1.0. A oficina abordou a importância do preenchimento da DO e DNV para os sistemas de informação SIM e SINASC, tirou as principais dúvidas e corrigiu erros.
A oficina foi voltada para Médicos, Enfermeiros, e Profissionais da Saúde que preenchem DO e DNV. Contou ainda com a presença do Hospital Central da Polícia Militar, Hospital Central da Aeronáutica, Hospital Quinta D'Or, Hospital Municipal Salles Netto, DVS da CAP 5.1, PSF Fernando Braga Lopes, CMS São Francisco de Assis, Hospital Espanhol, Hospital Federal dos Servidores do Estado, Clínica da Família Dona Zica. O evento foi conduzido pelo GT de Mortalidade Materna e Infantil e equipe DVS de Análise da Situação de Saúde da AP 1.0 (codificadores, digitadores e assessor administrativo do SIM e SINASC).

A Mortalidade Materna e Infantil em outros Países - Realidade Distante?


"Dar Vida Sem Morrer" é uma série de documentários com histórias de vida real, que ao longo de 4 semanas a RTP nos dá a conhecer. Mostra-nos a dura realidade da Guiné-Bissau, o 3º país mais pobre do mundo, onde a mortalidade materna, a mortalidade infantil e a falta de profissionais de saúde são um flagelo. Neste país os indicadores de mortalidade situam-se entre os mais elevados da África Subsariana, com uma taxa de mortalidade infantil de 130 por 1000 e uma mortalidade materna que atinge os 910 casos em cada 100 mil nascimentos vivos. 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ponto Facultativo

DECRETO N.º 34681 DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011

Considera facultativo o ponto nas repartições públicas municipais, a partir das 14:00 horas, no dia 10 de novembro de 2011 e dá outras providências. 

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, e 

CONSIDERANDO que haverá ato público no dia 10 de novembro “Contra a Covardia, em Defesa do Rio” em repúdio à tentativa de retirada dos royalties do petróleo do Estado e do Município do Rio de Janeiro; 

DECRETA: 
Art. 1º Fica considerado facultativo o ponto nas repartições públicas municipais, a partir das 14:00 horas, no dia 10 de novembro de 2011, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação, bem como o expediente na Secretaria Municipal de Educação, tendo em vista as avaliações em curso esta semana. 

Art. 2º Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação. 
Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2011; 447º da fundação da Cidade. 

EDUARDO PAES

_____________________________________________________________


DECRETO N.º 34682 DE 7 DE NOVEMBRO DE 2011


O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, 

DECRETA: 
Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais no dia 14 de novembro de 2011, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação. 

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

Rio de Janeiro, 7 de novembro de 2011; 447.° da fundação da Cidade. 

EDUARDO PAES

terça-feira, 8 de novembro de 2011

10ª Reunião da Comissão de Óbito Materno e Infantil

No próximo dia 11/11/2011 será realizada a 10ª reunião da Comissão de Óbito Materno e Infantil da AP 1.0, às 10h na sala de reuniões da CAP 1.0, localizada no 3º andar, à Rua Evaristo da Veiga, 16 - Cinelândia.
A proposta, para esta reunião, será a discussão de 02 casos suspeitos de materno, e mais 05 caso de óbitos infantis, de ocorrência na área.
Estas reuniões acontecem toda segunda 6ªf de cada mês, e os resultados estão sendo aplicadas pela realidade da situação da saúde em nossa área. E participam as unidades de saúde municipais, estaduais e federais, sejam de atenção básica ou hospitalar.