sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

I Colóquio de Mortalidade Materno e Infantil da AP 1.0




Aconteceu hoje no Auditório I da CAP 1.0 o I Colóquio de Mortalidade Materna e Infantil da AP 1.0 com a Dra. Luciane Tavares (Comissão de Mortalidade Materna da SES - RJ) e a Dra. Márcia Bessa (Comissão de Mortalidade Materna e Infantil da AP 1.0). Dentre as atividades do curso, aconteceu também um debate acerca do tema e a apresentação do blog da análise da situação da Saúde da AP 1.0. 




domingo, 27 de novembro de 2011

Muitas mulheres continuam a fumar durante e depois da gravidez!



Muitas mulheres continuam a fumar durante e depois da gravidez!


Aproximadamente metade das grávidas deixam de fumar no inicio da gravidez (pouco antes ou pouco depois de ficarem grávidas), isto segundo os resultados obtidos num estudo realizado a mulheres grávidas. O estudo estabelece que em concreto cerca de 40% das mulheres fumam apesar de saberem que estão grávidas, embora nestes números existam notáveis diferenças segundo o nível socioeducativo, como a idade média (que está nos 29 anos) e o há quanto tempo já fumam, que ronda os 12 anos.
Segundo o informe, aquelas mulheres que não deixam de fumar durante a gravidez frequentemente reduzem o consumo de cigarros ou, por vezes, mudam para uma marca “ light” pensando que estão a prejudicar menos o bebé. Avançando nos resultados “muitas mulheres” que deixaram de fumar durante a gravidez voltam a fumar poucos meses depois do parto. O que mostra que “não avaliam suficientemente as consequências do tabaco sobre a sua própria saúde e que desconhecem ou desvalorizam a influência do fumo do tabaco ambiental sobre a saúde das crianças.
O motivo mais importante para deixar de fumar é temporal, a própria gravidez, e o segundo é o fato de evitarem problemas nos filhos. No entanto, o mesmo estudo conclui que este segundo motivo não parece estar muito interiorizado para todos, já que mais de 40 por cento dos parceiros continuam a fumar junta das mulheres quando estas se encontram grávida.