quinta-feira, 14 de junho de 2012

Trabalho Infantil e a Prevenção da Violência no Namoro


Nesta semana muitos pensam em presentes e encontros românticos, não é mesmo? Nem podia ser diferente, o Dia dos Namorados e o dia do Santo casamenteiro fazem as pessoas planejarem muitos compromissos.

Uma das cenas mais comuns nestas comemorações será a abordagem de crianças e adolescentes vendendo flores. Quando eles nos chamam, entram no restaurante com as flores e nos deixam sem graça, nem sempre temos tempo de pensar na sua idade, na inadequação do horário, no frio que faz em junho, de tão rápido que eles são em suas vendas, ansiosos por cumprir cotas ou por fugir dos garçons que os espantam como a moscas.



Dia 12 de junho é também o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Neste dia ONGs, município, educadores e Fóruns Estaduais de prevenção e erradicação à prática realizaram uma série de atividades como palestras, passeatas, panfletagem e debates, para conscientizar a população brasileira de que o trabalho infantil traz diversos malefícios ao desenvolvimento infantojuvenil, além de ser ilegal. 

Aproveitando que estamos no mês de prevenção das violências no namoro, o Grupo Articulador Local (GAL) da CAP 1.0, esteve na estação de metrô do Largo da Carioca, nesta terça-feira, 12/06, e se uniu a ação de combate ao trabalho infantil, com um estande onde ofereceu orientação sobre os tipos de violência no namoro, distribuição de preservativos e de material educativo.

Fonte: Blog CAP 1.0

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO



Junho é o mês dos namorados e, portanto, oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade no namoro e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima.

A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema.

Durante o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, diversas unidades de saúde e outros espaços de promoção da saúde realizam atividades para fomentar a reflexão e o debate sobre o tema. A campanha é uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.