quinta-feira, 5 de abril de 2012

Em fórum de saúde, destaque é a importância da vacinação contra HPV



Os participantes do Fórum Saúde da Mulher no Século 21, realizado nesta terça-feira (27), alertaram para a necessidade de maior conscientização da população feminina acerca do aumento dos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) no país. Também foram apresentados dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicando que o Brasil terá 52,6 mil novos casos de câncer de mama e 17,5 mil novos casos de câncer de colo do útero neste ano.
O evento, no auditório do Interlegis, teve a participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e da ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que foi homenageada com o prêmio Ação Responsável – Destaque em Saúde 2012.
Em discurso de abertura, Vanessa Grazziotin afirmou que a saúde da mulher é um assunto não do gênero feminino, mas da sociedade brasileira como um todo.
– O Brasil tem uma das mais avançadas legislações de saúde do mundo. O desafio é transformar a lei em prática – disse a senadora, que é autora de um projeto que garante vacinação gratuita contra o papilomavírus humano (HPV) a mulheres na faixa etária de 9 a 40 anos (PLS 238/2011).
A ministra Ideli Salvatti ressaltou que a transmissão do HPV é muito fácil e a única maneira de se prevenir a doença é por meio da vacinação, de preferência antes que as mulheres iniciem a vidasexual. Quando era senadora, ela apresentou projeto, atualmente em tramitação na Câmara, que inclui a vacina contra o HPV no Programa Nacional de Imunizações (PLS 51/2007).
– A vacina ainda tem custo bastante elevado, mas ainda é muito mais caro tratar todas as doenças decorrentes desse vírus. Porque não é só o câncer de colo de útero, mas inúmeras outras doenças, uma série de outras decorrências da infecção – destacou Ideli.
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)