domingo, 22 de janeiro de 2012

Hospital da Mulher se firma como referência no parto humanizado


RIO DE JANEIRO (O REPÓRTER) - Em menos de dois anos de funcionamento, o Hospital da Mulher Heloneida Studart, localizado em São João de Meriti, se firmou como referência na prática do parto humanizado. Primeira unidade da rede estadual de saúde totalmente especializada no atendimento a gestantes de alto risco, a instituição realizou, somente em 2011, 4.511 partos, sempre tendo como prioridade o respeito às vontades das grávidas, com o mínimo possível de intervenções médicas.
O Hospital da Mulher também é o único da rede a contar com a Casa da Mãe, local onde a parturiente fica hospedada caso seu bebê precise permanecer internado para mais cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na Unidade Intermediária (UI) neonatal. O espaço recebe mulheres que moram longe da unidade ou em lugares de difícil acesso, garantindo, com isso, o contato ininterrupto entre mãe e filho e o aleitamento, tão importantes para a plena recuperação dos recém-nascidos.
Pensando na necessidade de acolhimento diferenciado às grávidas adolescentes entre 12 e 18 anos, o Heloneida Studart também conta com um Centro de Atenção à Mulher Adolescente (Ceama). Elas recebem um pré-natal individualizado com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de uma gestação saudável, diminuindo o risco de mortalidade materna e perinatal.
Além disso, a unidade criou o SOS Mulher, que presta atendimento emergencial, ambulatorial e individual para vítimas de violência. Em casos de abuso sexual, são tomadas medidas imediatas para prevenção da gravidez e de DSTs, e as mulheres são encaminhadas para atendimento multidisciplinar, policial e jurídico.
Prêmio inédito no Rio de Janeiro
No dia 22 de setembro, o Hospital da Mulher recebeu a Certificação Internacional 3M, categoria Diamante, do Programa de Certificação em Esterilização Hospitalar da instituição. A unidade é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber tal reconhecimento e a segunda em todo o Brasil.
O programa, criado em 2005, tem por objetivo destacar as unidades de saúde que implementam boas práticas em suas Centrais de Materiais e Esterilização (CME). Em 2010, com apenas seis meses de inauguração, o Hospital da Mulher recebeu a certificação na categoria Ouro.
Ambulatório especializado
A unidade conta com ambulatório especializado em atendimentos em ginecologia, mastologia, clínica geral, cardiologia, endocrinologia, psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem e serviço social, além de UTIs.


©2009 - 2011. Todos os direitos reservados a O Repórter.com Ltda Me. Reprodução de conteúdo proibida sem autorização escrita dos editores do portal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário