sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Oficinas debatem Saúde de Mulher Trabalhadora





Olgamir Amancia, secretária de Estado da Mulher do GDF (ao microfone); Vera Gorron, da executiva nacional da CGTB; e Jorge Venancio, coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST)

Na última quarta-feira (02), na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE), a Secretária de Estado da Mulher do GDF, Olgamir Amancia participou da primeira das três oficinas previstas a serem realizadas no Brasil, cujo foco é a saúde da mulher trabalhadora.

Realizadas pela Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), coordenada por Vera Gorron em parceria com Ministério da Saúde, na pessoa de Jorge Venacio, as oficinas tem por objetivo 
 de colher dados efetivos da realidade em que vivem, com a finalidade de projetar políticas públicas para as mulheres com os dados concisos extraídos durante as oficinas.




A primeira oficina realizada no DF abordou a realidade das trabalhadoras rurais e agricultores familiares. Contou com a participação de mulheres de várias cidades como São Sebastião, Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Taguatinga, Gama, Ceilândia e Padre Bernardo.

Em sua fala, Olgamir Amancia afirmou ser conhecedora das dificuldades enfrentadas pelas moradoras rurais, da distancia do equipamento de saúde até a moradia, mas garante ser um dos desafios do governo do DF promover meios para sanar esse problema que aflige milhares de moradores rurais.

Olgamir Amancia adiantou uma das ações conquistada em parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria de Saúde, que será lançada dia 08 de março (Dia Internacional da Mulher), um equipamento móvel visando detectar futuros problemas na mama e a prevenção de colo de útero.

As próximas oficinas serão em São Paulo, abordando o tema “trabalhadoras em processamento de dados” e no Rio de Janeiro, com o tema “professoras e funcionárias públicas”.

Fonte: Cirlene Carvalho e Sônia Corrêa/ASCOM - SEMDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário